Asa Sul, DF
COORDENADOR DE FINANÇAS E CONTABILIDADE
Coordenador de Finanças e Contabilidade
CLT, Asa Sul
Você será responsável por implementar boas práticas de contabilidade, gerenciamento de custos, e prestação de contas. Ademais, irá aprimorar processos da área, visando melhoria da conformidade. Além disso, irá coordenar o contábil, financeiro, fiscal, orçamento, custos e prestação de contas.
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Responsabilidades e atribuições:
Contábil:
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- Integrar informações dos módulos do ERP;
- Conciliar os valores de contas contábeis com todos os módulos;
- Gerar balancetes de verificação e encaminhar balancetes trimestrais para o Conselho Fiscal;
- Gerar demonstrações contábeis para apresentação ao Conselho Fiscal e aprovação do Conselho de Administração;
- Levantar informações financeiras para os relatórios do Contrato de Gestão;
- Levantar informações financeiras para o relatório anual;
- Fornecer informações para auditoria contábil;
- Publicar e assinar demonstrações contábeis;
- Gerar notas técnicas orçamentárias e de inclusão de contas contábeis;
- Criar contas na estrutura de centro de custos;
- Dar recomendações
- Aperfeiçoar sistemas e procedimentos e iniciar ações corretivas.
Fiscal:
- Receber solicitação de emissão de notas fiscais;
- Emitir notas fiscais e declaração de não retenção de impostos;
- Devolver para o solicitante;
- Gerar registro na EFD – Escrituração Fiscal Digital (contribuições), REINF, ICMS, ISS, IPI
- Gerar registro na DCTF – Declaração de Créditos de Tributos Federais;
- Gerar arquivo DIRF – Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte;
- Gerar arquivo no SPED-ECD – Escrituração Contábil Digital;
- Gerar arquivo no SPED-ECF – Escrituração Contábil Fiscal;
Financeiro:
- Cadastrar fornecedores para aquisições sem contrato;
- Analisar autenticidade de documentos fiscais;
- Verificar autorização para pagamento de documentos internos e externos;
- Verificar obrigações fiscais (retenções);
- Classificar com base no plano de contas financeiro/contábil;
- Cadastrar documentos para pagamento;
- Fazer pagamentos e recebimentos por Invoice;
- Realizar a conferência e o fechamento dos documentos (RPA, NF etc.);
- Classificar e arquivar documentos fiscais por data de vencimento;
- Gerar guia de impostos;
- Realizar baixa dos documentos no sistema na data de vencimento;
- Gerar remessas e pagamentos de valores no sistema bancário;
- Encaminhar ao Gestor/Diretor para liberação de pagamento;
- Baixar e integrar arquivo de retorno bancário no sistema interno;
- Baixar créditos de notas fiscais;
- Proceder à conciliação bancária;
- Informar pendências de pagamento para o solicitante;
- Arquivar documentos em pastas, por número de conta bancária.
- Atestar notas das contratações desta Coordenação;
- Solicitar suprimento de fundos;
- Assinar avisos de débitos para pagamentos bancários;
- Elaborar relatórios financeiros para apresentação à diretoria, participando na tomada de decisões sobre investimentos de recursos.
- Participação ativa no mapeamento e padronização de processos e reestruturação do setor de prestação de contas, inclusive com implantação de ferramentas de controle e mensuração de dados, com reports mensais à direção.
Orçamento e prestação de contas:
- Elaboração de orçamentos, relatório de atividade e prestação de contas, em conjunto com a equipe;
- Acompanhar e assegurar o cumprimento de prazo no envio de relatório de orçamento e de prestação de contas.
Custos:
- Fazer a análise dos custos e dos rateios;
- Fazer a classificação de custos MOD / MOI / GGF (Mão de Obra Direta, Indireta, Gastos Gerais);
- Documentar e sistematizar os resultados e preparar o relatório periódico de acompanhamento interno.
Horário de trabalho: de segunda a sexta das 08h às 18h com 1h de repouso.
Requisitos
- Graduação completa em Contabilidade, com CRC ativo;
- Desejável pós-graduação em áreas afins ao cargo;
- Ter atuado com gestão na contábil, fiscal e financeira, desejável experiência mínima de 7 anos como coordenador, supervisor ou gerente de contábil;
- Conhecimento comprovado dos princípios, práticas, padrões, leis e regulamentos de escrituração fiscal e contabilidade;
- Elevada atenção aos detalhes e à exatidão;
- Capacidade de dirigir e supervisionar equipes;
- Ter conhecimento de Sistemas Enterprise Resource Planning (ERP) / Sistema de Gestão Empresarial, desejável, o da empresa Sênior;
- Ter conhecimento de avaliação MS Office, bancos de dados, sistemas bancários;
- Desejável conhecimento de terceiro setor e de gestão de recursos de origem pública;
- Ser um gestor executor “hands-on”;
- Ser uma pessoa calma, que saiba lidar com desafios e adversidades;
- Ser uma pessoa com senso de urgência.
Benefícios
- Auxílio alimentação/refeição;
- Plano de Saúde.